DIRETRIZES PARA POLÍTICA DE EGRESSO: UM ESTUDO ANALÍTICO
EM INSTITUTOS FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Nome: JOICY MERI FELIX DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 31/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JANE CORRÊA ALVES MENDONÇA Examinador Externo
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador
ROGÉRIO ZANON DA SILVEIRA Examinador Interno

Resumo: A avaliação das instituições de ensino superior (IES) foi instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Lei 10.861/2004) e deve contemplar dez dimensões. Dentre estas, está o acompanhamento de egressos, que se faz necessário, principalmente, em função da possibilidade de gerar informações sobre a vida e o perfil profissional dos ex-alunos, os quais podem subsidiar a IES na melhoria da qualidade de ensino, da pesquisa e da extensão, reorientando ou intensificando as atividades na comunidade. O contexto é que, apesar de não serem apenas Instituições de Ensino Superior os IFs, têm sido avaliados pelo mesmo sistema o que leva consequentemente que as políticas institucionais sejam construídas com base neste mesmo sistema. O que poderá trazer desdobramentos negativos com o passar do tempo já que os IFs foram criados com uma concepção bem diferente das universidades. O problema é que, ainda hoje, a maior parte do IFs brasileiros não possuem políticas de Egresso instituídas internamente, e este também é o caso do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), onde esse acompanhamento, antes de ser uma política institucional, tem sido realizado em caráter isolado, por seus campus. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo Analisar as políticas de avaliação institucionais, com foco no acompanhamento e avaliação de egressos adotadas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, as quais podem, futuramente, subsidiar a elaboração das políticas dos diversos institutos espalhados pelo Brasil. Para dar sustentação à pesquisa foi elaborado um aporte teórico que contemplou esclarecimentos sobre políticas, planejamento governamental, planos, programas e projetos; como foram instituídas as políticas educacionais para o ensino superior ao longo dos anos; o que é a política de acompanhamento de egressos; uma revisão sobre as principais publicações de acompanhamento de egressos nos IFs; uma caracterização dos IFs e alguns trabalhos correlatos. Em termos metodológicos, a abordagem utilizada foi qualitativa, sendo a pesquisa classificada como documental-descritiva. O campo contemplou o levantamento e análise de documentos e instrumentos de avaliação de egressos de 23 institutos federais do país. Além disso, foi enviado um questionário eletrônico aos mesmos vinte e três institutos com o intuito de completar os dados extraídos dos textos documentais. A análise foi feita levando-se em consideração o Roteiro de autoavaliação institucional (2004), disponibilizado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Com as respostas dos questionários buscou-se entender se os IFs têm conseguido criar políticas claras para os egressos. Como considerações finais, a análise sugere que as diretrizes emanadas do Conaes focam a concepção de universidades, com pouca adequação aos IFs, que apresentaram baixo nível de institucionalização de uma Política de Acompanhamento de Egressos, sem atenderem totalmente às exigências e orientações do Conaes. A partir dos resultados obtidos na dissertação foi elaborado um Guideline a ser entregue nas instâncias do IF do Espírito Santo, bem como aos demais IFs brasileiros, com o intuito de contribuir para a formulação de diretriz ou esboço para a formulação de uma política institucional para acompanhamento de seus egressos.

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