Aceitação e Uso de Tecnologias no Serviço Público: uma
análise das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (apnp´s)
em uma Instituição de Ensino Federal.

Nome: BRUNO TARDIN FRANCISCHETO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ HENRIQUE LIMA FARIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ HENRIQUE LIMA FARIA Orientador
ROSE MARA VIDAL DE SOUZA Examinador Interno
VINÍCIUS COSTA DA SILVA ZONATTO Examinador Externo

Resumo: Com a introdução da informática no meio empresarial como forma de aumentar a produtividade laboral. Pesquisadores realizaram estudos sob as mais diversas abordagens tendo como resultado modelos e teorias de aceitação e uso de tecnologias pelos usuários, baseadas em constructos psicossociais e suas inter-relações. A pandemia de Covid-19 obrigou governos adotarem o isolamento social como forma de conter e controlar a disseminação do vírus. Nesse caminho, o Ifes por meio do seu Conselho Superior, aprovou resolução 01/2020 migrando o ensino presencial para o ensino a distância, e todas as atividades pedagógicas realizadas pelos docentes deveriam ser realizadas obrigatoriamente por meio da plataforma institucional AVA-Moodle do CeforIfes. A urgência do momento não permitiu ao Ifes analisar o conjunto de fatores psicossociais e suas inter-relações que afetam a intenção de uso e o comportamento de uso dos novos usuários do AVA-Moodle do Cefor-Ifes, mas o novo ambiente forneceu amplas oportunidades para a realização de
pesquisas no campo da aceitação e uso de tecnologias. Assim, o problema de
pesquisa proposto é: Quais são e como se relacionam os constructos
psicossociais antecedentes a aceitação e ao uso e ao comportamento de uso
de APNP´s em uma instituição federal de ensino? O projeto busca analisar a
viabilidade e a confiabilidade dos constructos no modelo adaptado, verificando
a capacidade preditiva do modelo. No aporte teórico traz-se a aceitação e uso
de tecnologias, com a utilização da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de
Tecnologias (UTAUT) onde se propõe um modelo adaptado com a inclusão do
constructo Isolamento Social ao contexto da pandemia. O projeto de dissertação se classifica: Quanto a abordagem do problema, como de caráter
quantitativo, visto que planeja realizar análise de variáveis por meio de Modelagem de Equações Estruturais pelos Mínimos Quadrados Parciais (PLSSEM); Quanto aos fins, como descritivo por realizar uma descrição dos
constructos e suas inter-relações na aceitação e uso do Moodle como
ferramenta de e-learning; Quanto aos procedimentos, como Pesquisa com
Survey adaptado do modelo UTAUT; Quanto ao método, o projeto se apoia na
abordagem hipotético-dedutiva. A fonte de dados do estudo serão todos os
docentes do Ifes. A partir dos resultados da pesquisa, como produto tecnológico esperado, propõe -se apresentar um relatório de pesquisa
contendo os dados do diagnóstico, com possíveis sugestões de melhoria para
a instituição em possível cenário pós-pandêmico.

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