Inovação para Produção Técnico/tecnológica de Programa de Pós-graduação Profissional
Nome: MARCOS CÉSAR MORAES DA SILVA JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/10/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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TACIANA DE LEMOS DIAS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ARMANDO MANUEL BARREIROS MALHEIRO DA SILVA | Examinador Externo |
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
RENATA MARIA ABRANTES BARACHO PORTO | Examinador Externo |
TACIANA DE LEMOS DIAS | Orientador |
Resumo: Introdução: O processo de desenvolvimento da pós-graduação brasileira esteve sempre inserido no contexto histórico político-econômico brasileiro, tendo passado por diversas fases. É importante destacar o papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que durante a década de 1970 iniciou um processo de criação da avaliação dos programas de pós-graduação no país, com o objetivo de desenvolver critérios para o desenvolvimento das produções cientificas. Para alcançar tal propósito criou padrões de qualidade a serem seguidos, a fim de elevar a qualidade da produção nacional, alinhando alguns tipos de fomento aos critérios estabelecidos. O processo de avaliação se desenvolveu de forma dinâmica, alterando sua periodicidade ao longo do tempo. sempre se atualizando, buscando a excelência da pós-graduação nacional. O problema desta pesquisa encontra-se no bojo da nova metodologia de avaliação das produções científicas para o ciclo 2017-2020, particularmente a introdução de uma metodologia única de avaliação dos produtos técnico/tecnológicos que passaram a ser exigidos no referido quadriênio. Essa inovação gerou muita incerteza e desconhecimento por parte dos envolvidos no processo de avaliação, sendo necessária uma análise detalhada destes novos critérios para que fosse possível que os programas se adequassem a esta nova realidade e elevassem o padrão de qualidade das pesquisas desenvolvidas. O objetivo principal foi propor procedimentos para coletar, analisar e disseminar as produções científicas oriundas de dissertação na modalidade de Produto Técnico/Tecnológico (PTT) de um programa de pós-graduação em gestão pública da, área 27 da Capes, apresentando suas contribuições e atendendo às exigências dessa coordenação. Em termos teóricos a pesquisa foi amparada nas Teorias da Gestão do Conhecimento e Teoria da Avaliação Institucional. Quanto aos métodos e procedimentos, foi utilizada a abordagem mix, sendo prioritariamente qualitativa- diagnóstica, configurando-se a pesquisa como descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental das produções oriundas de dissertação e dos documentos instrucionais elaborados pela Capes e pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGGP), bem como das respostas obtidas com a aplicação de questionários para os egressos do programa, titulados entre 2017 e 2020. O resultado foi o desenvolvimento da metodologia de análise das produções, em alinhamento ao objetivo da pesquisa, a partir dos quais foram elaborados dois produtos: a) Relatório Técnico Conclusivo - Diagnóstico das Produções Cientificas modalidade PTT oriundas da Dissertação do PPGP-UFES 2017-2020, e b) Relatório Técnico Conclusivo Proposta de implementação do modelo gerencial das produções técnico/tecnológicas oriundas das Dissertações, através de instruções e de procedimentos.