Percepção de segurança no trânsito em áreas escolares: uma abordagem por meio de método multicritério

Nome: DIEGO VIEIRA DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 26/08/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
WELLINGTON GONÇALVES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE FORMIGONI Examinador Externo
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Examinador Interno
WELLINGTON GONÇALVES Orientador

Resumo: Introdução: As escolas são estruturas sociais indispensáveis para as comunidades e, portanto, a performance eficiente e a segurança de seus ambientes tem sido pauta de metas cruciais de gestores públicos, devendo ser projetadas em um planejamento sistêmico de eficiência e segurança. Dentro desse contexto, é importante que a segurança do trânsito no entorno de escolas seja investigada e, com isso, contribua para uma mobilidade urbana segura e sustentável. Problema: No cenário brasileiro, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e o Ministério da Saúde têm alertado sobre conflitos de trânsito e riscos de atropelamentos ao redor de escolas, em virtude de problemas frequentes relacionados à segurança na maioria das cidades do país. Em uma conjuntura local, a cidade de São Mateus (ES) registrou elevados índices anuais de acidentes, com características específicas que servem de alerta para autoridades educacionais e de trânsito quanto aos riscos nas áreas escolares urbanas. Dado o cenário de restrição orçamentária, priorizar estratégias de segurança se torna uma decisão gerencial importante e complexa que, em contrapartida, exige métodos confiáveis para otimizar direcionamentos de recursos financeiros. Devido a esses motivos, este trabalho teve como objetivo principal utilizar a percepção de professores, por meio de método multicritério, para propor melhorias de segurança no trânsito em áreas escolares. Em termos teóricos, destacou-se a gestão do trânsito e o ambiente escolar sob a perspectiva do setor público, sendo abordado o método multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP), oriundo da Teoria da Decisão, como ferramenta de suporte ao planejamento e tomada de decisão sobre segurança no trânsito em áreas escolares. Quanto aos métodos e procedimentos, a abordagem desta pesquisa caracterizou-se como quantitativa, com a proposição de um survey que recebeu tratamento estatístico para propiciar argumentos e discussões. A coleta de dados foi realizada mediante aplicação de um questionário on-line aplicado para uma população composta por professores da Rede Pública Municipal de Educação, do município de São Mateus (ES). Os resultados sugerem que a estratégia de Educação deve ser prioritária e a fiscalização no trânsito em áreas escolares precisa ser rigorosa, por meio de Notificação aos condutores infratores, com vistas a garantir a segurança no uso de vias e infraestrutura pelos stakeholders da comunidade escolar e, a longo prazo, possibilitar o desenvolvimento de uma cultura de segurança. Adicionalmente, a alternativa escolhida indica que as intervenções precisam ser planejadas e executadas em conjunto com esses stakeholders. A partir dessas informações e visando contribuir para o planejamento e execução de ações de melhoria, elaborou-se um Relatório Técnico Per Se como produto técnico-tecnológico, consoante às diretrizes do Programa de Mestrado em Gestão Pública (PPGGP) da UFES.

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