Teletrabalho em uma Instituição de Ensino Público Federal: a Visão dos Efeitos a Partir dos Servidores .

Nome: CLEVERSON LEITE DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 19/08/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JOSÉ BARROZO DE SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSÉ BARROZO DE SOUZA Orientador
RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO Examinador Externo
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Examinador Interno

Resumo: Introdução: O teletrabalho passou a ser obrigatório para muitos funcionários durante o surto da doença coronavírus em 2019 (COVID-19). O vírus se espalhou por todo o mundo, com mais de 14 milhões de infecções confirmadas e mais de 600.000 mortes em 20 de julho de 2020 (Johns Hopkins CSSE, 2020). Como uma medida eficaz e necessária para controlar a pandemia COVID-19, os governos determinaram políticas de auto isolamento e de permanência em casa. A pandemia COVID-19 promoveu o teletrabalho como “um choque exógeno” (Aguilera et al., 2016), e é possível que após a emergência global de saúde muitos novos teletrabalhadores continuem a teletrabalhar, pelo menos a tempo parcial. Portanto, tornou-se ainda mais relevante explorar os fundamentos teóricos combinados com uma análise empírica do teletrabalho para fornecer insights para o desenvolvimento futuro do teletrabalho. O problema: “Na visão dos servidores de uma instituição de ensino público federal, qual a relação existente entre efeitos (convergentes e divergentes) do teletrabalho, no acolhimento e no comprometimento da produtividade pelos teletrabalhadores”?
Muitos pesquisadores vêm estudando os característicos e os efeitos do Teletrabalho, (Drucker e Khattak, 2000; Popuri e Bhat, 2003; Sener e Bhat, 2011; Singh et al., 2013). Esses estudos confirmaram que o teletrabalho é fortemente influenciado pelas características do trabalho, o que pode privar as opções de teletrabalho dos funcionários, especialmente para trabalhadores manuais e operários (Asgari et al., 2014; Sener e Bhat, 2011; Singh et al., 2013; Walls et al., 2007). O objetivo principal: Identificar os efeitos do teletrabalho em uma instituição de ensino público federal na visão dos servidores, a fim de correlacioná-los com o nível de acolhimento ao teletrabalho e com a produtividade dos teletrabalhadores. Em termos teóricos a pesquisa foi amparada nas teorias sobre contexto técnico-sociológico atual, impacto das contribuições das ferramentas computacionais para a ampla utilização do trabalho remoto (teletrabalho). E para fundamentar a análise procede-se a uma revisão da literatura (estado da arte) sobre teletrabalho, definindo e detalhando seus efeitos em uma instituição de ensino público federal. Quanto aos métodos e procedimentos, a pesquisa foi delineada, em termos da sua estratégia de organização, onde o método científico utilizado foi o Estudo de Caso. A abordagem qualitativa, diagnóstica, configurando-se a pesquisa como descritiva de caráter exploratório. E para facilitar a caracterização qualitativa das entrevistas, um questionário foi aplicado aos participantes respondentes da amostragem, servidores que atuam na administração da instituição, totalizando 60 participantes. Também como coleta de dados foi utilizado uma pesquisa bibliográfica – ou pesquisa em fontes secundárias. Os resultados esse projeto de dissertação teve como propósito pesquisar e identificar na visão dos servidores, em uma Instituição de Ensino Federal os efeitos do teletrabalho no seu acolhimento e na produtividade dos teletrabalhadores. Metodologicamente, foi possível responder à pergunta de pesquisa e alcançar o objetivo geral. Concluiu-se que os efeitos do teletrabalho impactam no acolhimento do teletrabalho e na produtividade do teletrabalhador, portanto, sendo necessário para os teletrabalhadores orientações oriundas dos setores do serviço social, psicologia e administração. Por outro lado, na análise e discussão dos resultados, considerando a visão dos servidores foi observado algumas características que levaram a pesquisa a inferir que o trabalho remoto (teletrabalho) apresenta um requisito de caráter positivo quando se trata da produtividade. Foi também observado que a tecnologia da informação, claramente causa mudanças nas interações das pessoas com o ambiente, ou seja, ocorrem mudanças entre as pessoas e instituição, causando formas de adaptações à nova dinâmica organizacional (teletrabalho). A partir dos resultados e das conclusões, como produto tecnológico, foi elaborado o projeto: Relatório técnico: anteprojeto “diagnóstico e formas para o desenvolvimento do teletrabalho em uma instituição de ensino público federal”, oriundo dessa dissertação.

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