A Conciliação da Maternidade e da Vida Acadêmica: uma Contribuição da Gestão Pública no Combate à Retenção Universitária.

Nome: NAYARA CRISTINA BRITO DIAS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 19/10/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
MARLENE VALERIO DOS SANTOS ARENAS Examinador Externo

Resumo: A busca por melhor qualificação para a entrada no mercado de trabalho conduz as pessoas para o ambiente universitário. No entanto, alguns fatores interferem na trajetória estudantil e podem levar ao atraso na conclusão dos estudos. Por exemplo, ser mãe e cursar a graduação tem sido apontado pela literatura em âmbitos nacional e internacional como algo que acrescenta dificuldade à vida das universitárias, que acabam por acumular inúmeras outras funções, como profissionais, donas de casa, dentre outras. Tendo em vista as muitas demandas trazidas pela maternidade às alunas-mães, o objetivo deste estudo é analisar quais ferramentas podem ser adotadas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a melhoria do desempenho acadêmico das estudantes-mães nos cursos de graduação presencial, a fim de evitar a retenção estudantil desse público. Supõe-se que haja interferência de questões associadas à maternidade no que tange ao atraso nos estudos das alunas-mães. Em termos teóricos, o estudo ancora-se na compreensão sobre retenção como uma etapa prévia à evasão, provocando impactos prejudiciais aos estudantes, à instituição de ensino e à sociedade como um todo. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, caracterizando-se como exploratório-descritiva, com dados provenientes de múltiplas fontes, tais como: revisão de literatura sobre os efeitos da maternidade na formação das estudantes-mães; Relatórios de Ritmo Estudantil referentes a alunos ingressantes em cursos de graduação presenciais da Ufes de 2015/1 a 2019/2, para analisar a retenção universitária por gênero; questionário semiestruturado aplicado a alunas com um ou mais filhos que haviam ingressado em cursos do Centro de Ciências Humanas e Naturais no mesmo período, para registrar as dificuldades por elas vivenciadas, bem como mapear medidas que possam ser implementadas na Ufes para auxiliar na vida acadêmica dessas discentes; sites e documentos de universidades públicas federais listadas no Portal do Ministério da Educação. As análises foram realizadas a partir da organização desses dados em gráficos e tabelas e interpretados com base na análise de conteúdo. Os resultados apontam que ações voltadas às alunas-mães são escassas nas universidades públicas federais brasileiras e, conforme dados obtidos diretamente com as estudantes participantes desta pesquisa, é importante que as universidades em geral e a Ufes, em particular, atuem para mudar esse quadro, visto que as condições dessas discentes, dadas as múltiplas tarefas que desempenham, impõem dificuldades à continuação dos estudos, o que pode levar à evasão e contribuir para intensificar ainda mais as desigualdades entre os gêneros.

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