DESAFIOS PARA INTEGRAÇÃO DO ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS
MUSICAIS AO CURRÍCULO EM ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO
ESPÍRITO SANTO

Nome: MARCELO TREVISAN GONÇALVES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/06/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SHENIA D´ARC VENTURIM CORNÉLIO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOEL LUÍS DA SILVA BARBOSA Examinador Externo
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
ROGÉRIO ZANON DA SILVEIRA Examinador Interno
SHENIA D´ARC VENTURIM CORNÉLIO Orientador

Resumo: A música está presente em praticamente toda a trajetória de vida do ser humano. No contexto escolar do Ensino Médio, as práticas de ensino-aprendizagem de instrumentos musicais estão, em sua grande maioria, associadas às atividades extracurriculares. O Estado do Espírito Santo oferta atividades de ensino coletivo de instrumentos musicais e canto coral em diversas escolas por meio de uma política pública denominada Música na Rede. Problema: O atual formato da política pública, via atividades extracurriculares, depende da renovação periódica de parcerias, aporte financeiro anual, dentre outras variáveis, o que a torna frágil. Por esse motivo, é relevante que se busquem caminhos legais e estruturais para a consolidação desse ensino nas escolas públicas estaduais no Estado do Espírito Santo. Nesse sentido, sua integração ao currículo possibilitaria a inclusão dessas atividades à carga horária dos estudantes, o atendimento ao componente Arte, da área de Linguagens e suas Tecnologias, e a existência contínua desse ensino em escolas públicas estaduais. Com base nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi compreender de que forma o ensino coletivo de instrumentos musicais, atualmente ofertado em caráter extracurricular, pode ser integrado ao Currículo do Ensino Médio no Estado do Espírito Santo. O embasamento teórico está sustentado em legislações alusivas às atividades musicais no segmento do Ensino Médio, em pesquisas relacionadas com o ensino coletivo de instrumentos musicais no currículo do Ensino Médio, em estudos teóricos e empíricos alusivos às contribuições do aprendizado de instrumentos musicais no desenvolvimento social e cognitivo de estudantes na faixa etária esperada para o Ensino Médio. Quanto aos métodos, foram utilizadas, segundo os objetivos, a pesquisa descritiva e, de acordo com a natureza dos dados, a abordagem qualitativa. Como procedimentos de coleta e fontes de informações, foram adotadas as pesquisas de campo, bibliográfica e documental. O estudo utiliza, como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com profissionais atuantes no ensino coletivo de instrumentos musicais em escolas públicas estaduais. Dentre os resultados, foi possível identificar elementos basilares para a criação de unidades curriculares que ofertem ensino coletivo de instrumentos musicais, como interesse dos alunos e da comunidade, estrutura física da escola, organização das atividades e perspectivas futuras dos estudantes. Esses dados embasaram o produto técnico, que constitui uma proposta pedagógica para a criação de unidades curriculares que ofertem ensino coletivo de instrumentos musicais no Ensino Médio em escolas do Estado do Espírito Santo.

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