MÍDIAS SOCIAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: O USO DO INSTAGRAM NO CENTRO DE ARTES (CAR)-UFES

Nome: MAYARA THAYANE SANTOS FERREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/08/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROSE MARA VIDAL DE SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDO DIAS LOPES Examinador Externo
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL Examinador Interno
ROSE MARA VIDAL DE SOUZA Orientador

Resumo: Acompanhar as mudanças de paradigmas da sociedade é o desafio de todas as organizações e por isso, a adequação das estratégias de gestão às inovações tecnológicas e a compreensão da relação entre as pessoas e as mídias são questões que motivam todas as áreas da ciência, inclusive da comunicação. No âmbito do ensino superior, as mídias sociais estão presentes no cotidiano dos estudantes e por isso, a Universidade Federal do Espírito Santo segue a tendência de adaptação digital, utilizando suas mídias como os principais meios de informação e comunicação da instituição, buscando estratégias de divulgação das ações desenvolvidas internamente, com pretensão de promoção das imagens de confiabilidade, ética e excelência da Universidade diante de seu público. Com isso, o problema do estudo é compreender como o Instagram pode ser utilizado nas estratégias de comunicação e relacionamento com o público, no âmbito de um setor interno da Ufes, o Centro de Artes (CAr). O objetivo principal do estudo foi analisar a utilização da mídia social Instagram como ferramenta de estratégia de comunicação do CAr Ufes. Em termos teóricos, a pesquisa teve embasamento em ideias do Modelo Gerencialista aplicadas no desenvolvimento de inovação tecnológica, neste caso, as Mídias Sociais Digitais, aprofundando as teorias de Web 2.0, Marketing Digital, bem como de Redes e Mídias Sociais Digitais, destacando a aplicabilidade dos conceitos no Instagram. Quanto aos métodos e procedimentos, foi utilizada a abordagem qualitativa, de tipologia bibliográfica, descritiva e documental. A coleta de dados foi realizada por meio da análise comparativa do conteúdo do perfil do Instagram @centrodeartesufes e de duas instituições semelhantes, além disso, um questionário foi aplicado ao público-alvo do estudo com a finalidade de melhor compreensão do relacionamento entre o setor e os alunos dos cursos de graduação disponibilizados pelo Centro. Os dados obtidos foram quantitativamente analisados e tabulados. Os resultados mostram que o CAr Ufes atende um público diversificado em pensamentos e demandas, porém, se assemelham pela imersão nas redes e mídias sociais digitais. Estas ponderações revelam a potencialidade do perfil do Instagram do setor, pois a partir da qualidade e diversidade de conteúdo das postagens, a ferramenta comunicacional pode construir um importante canal de informação e atendimento ao público. A partir dos resultados obtidos, como produto tecnológico, foi desenvolvido um Plano de Comunicação Digital para o Perfil do Instagram do Centro de Artes - UFES, uma ferramenta de direcionamento de conteúdo de publicação voltado para o atendimento às demandas do público-alvo e para aproximação da organização com a comunidade, facilitando a abertura de um canal de atuação de cidadania, no qual a sociedade se sinta confiante em opinar e obtenha feedback ao acompanhar os resultados de suas contribuições diretas, através da interação online, e das indiretas, como usuários do serviço público.

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