FROTA PRÓPRIA OU TERCEIRIZADA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS APLICADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO NO CAMPUS SÃO MATEUS

Nome: ERIVELTON TORETA BRAZ
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/06/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIELCE DE CASSIA RIBEIRO TOSTA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREW BEHEREGARAI FINGER Examinador Externo
MARIELCE DE CASSIA RIBEIRO TOSTA Orientador
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno

Resumo: O contingenciamento de recursos efetuado pelo Governo Federal em 2019 afetou diversas Universidades Federais, entre elas a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), assim vários serviços relevantes foram impactados, entre eles os serviços de transporte institucional rodoviário de cargas e de passageiros. O problema que surge a partir desse contexto é: partindo de uma análise comparativa de custos entre a terceirização total dos serviços, utilização de frota própria ou modelo híbrido, qual a melhor alternativa para prestação de serviços de transportes de cargas e de passageiros na Diretoria de Infraestrutura Setorial Norte, campus São Mateus? O objetivo principal se concentrou em realizar uma análise comparativa de custos com vistas a encontrar a melhor alternativa para prestação de serviços na instituição pesquisada. Em termos teóricos a pesquisa se sustenta em teorias sobre logística e cadeia de suprimentos, gestão de custos, Taxigov e normas e legislações do setor. Quanto aos métodos e procedimentos, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica, configurando-se também como pesquisa descritiva. Os dados foram obtidos dos Mapas de Controle de Veículo Oficial fornecidos pela Diretoria de Infraestrutura Setorial Norte e levantamentos de informações junto aos portais organizacionais de domínio público como o “Painel de Preços”, “Portal de Compras do Governo Federal” e “Portal da Transparência”. Com a implementação da metodologia de quantificação dos custos totais (fixos e variáveis), por quilômetro rodado, assim como o levantamento do custo do quilômetro rodado das contratações de empresas terceirizadas realizadas por órgãos públicos do Espírito Santo ou regiões limítrofes foi possível traçar comparações entre estas alternativas utilizando a análise do Ponto de Equilíbrio (PE). Os resultados mostram que em 2019, a frota era composta de 13 veículos classificados em: quatro automóveis, um caminhão, dois micro-ônibus, duas pick-ups e quatro vans com idade média igual a oito anos; que a flutuação da demanda é vinculada ao calendário acadêmico da instituição; que o “salários dos motoristas” ganha destaque na a composição dos custos fixos e que o custo de manutenção segue a mesma trajetória quando se refere aos custos variáveis da frota própria. Considerando então os valores encontrados, o planejamento da necessidade futura, a alienação da frota excedente e reanálise do ponto de equilíbrio pode-se concluir que para a categorias “automóvel”, “micro-ônibus”, “pick-up” e “vans”, deve-se utilizar a frota própria até o limite definido no planejamento buscando a menor ociosidade possível dos recursos, sendo que quando a demanda superar a capacidade de atendimento diário (veículos e motoristas) ou para deslocamentos com raio maior de 250 km sugere a utilização da alternativa do Taxigov para a categoria “automóvel” e contratação de empresas terceirizadas para as categorias “micro-ônibus”, “pick-up” e “vans”. No que tange a categoria “caminhão”, sugere-se a alienação de todos os veículos dessa categoria e a contratação de empresas para prestação de serviço em caráter terceirizado somente. A partir dos resultados, como produto tecnológico, foi construído o “Relatório Técnico Conclusivo: Plano de implementação de estratégia híbrida com a utilização de frota própria e terceirizada na Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus.”

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