APOIO ACADÊMICO INSTITUCIONAL: DESAFIOS DA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Nome: ELIANE ALVES MARTINS LAFETA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/02/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ITAMAR MENDES DA SILVA Examinador Externo
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno

Resumo: A evasão de estudantes é um tema inquietante. Levanta discussões sobre os investimentos, as dificuldades administrativas, financeiras e pedagógicas causadas à instituição. O contexto deste trabalho perpassa sobre a gestão das universidades públicas e sobre como poderiam favorecer a permanência dos estudantes de modo a concluírem, com êxito, o ensino superior. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), preocupada em gerenciar suas ações de modo efetivo e responsável, elaborou uma nova política de acompanhamento do desempenho acadêmico. O problema é que essa norma não foi analisada após sua implementação, o que dificulta seu aprimoramento. Dessa forma, o objetivo principal desta dissertação foi investigar o desenvolvimento das ações desencadeadas a partir da aprovação do Regulamento Geral de Acompanhamento Acadêmico estabelecido pela Resolução n.º 68/2017 (Cepe/Ufes). A metodologia contemplou a abordagem qualitativa, tipificada em pesquisa documental e bibliográfica. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, utilizado para levantar informações junto aos coordenadores e corpo administrativo da universidade, que compuseram uma amostra não estatística. As respostas obtidas por meio de questionários foram consideradas de acordo com os pressupostos da análise interpretativa. Apresentamos os índices de evasão e o quantitativo de estudantes que necessitavam de acompanhamento acadêmico entre 2017 e 2019, período que corresponde aos três primeiros anos de implementação da nova política. A análise também se fundamentou nas percepções dos servidores da Ufes sobre o tema. Para contextualizar o assunto de acordo com o panorama nacional, investigamos ainda as formas de acompanhamento adotadas pelas universidades federais brasileiras, conforme divulgação realizada em seus sítios eletrônicos. Em termos teóricos, procuramos apresentar diversos modelos de evasão partindo do pressuposto de que não se pode contextualizar os fatores que levam à permanência sem compreender o porquê de os estudantes evadirem. As discussões foram fundamentadas principalmente, na teoria de Vincent Tinto, cujo trabalho considera a importância do papel das instituições no sucesso acadêmico dos estudantes. Como resultado, verificamos que os índices de evasão ainda não foram significativamente impactados pelas novas condutas, no entanto, observa-se uma priorização das ações preventivas para evitar a evasão, se comparado com as condutas e normas anteriores. Os resultados qualitativos apontam para a necessidade de maior integração entre os setores da universidade, professores e estudantes para favorecer o apoio social e acadêmico. Ressaltam a importância de ações institucionais preventivas, iniciadas a partir do primeiro ano do curso. Em contrapartida, demonstra a preocupação dos coordenadores quanto à efetiva aplicação dos critérios para desligamento, demonstrando inquietação no que tange a permanência de estudantes por um tempo excessivo, mesmo quando não reúnem condições para a conclusão do curso. O produto técnico/tecnológico de natureza aplicada, resultante deste trabalho, foi desenvolvido em formato de material de apoio aos servidores responsáveis pelo apoio acadêmico e visa oferecer subsídios para a melhoria das ações de apoio acadêmico no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo. Não foram encontrados outros suportes de natureza pedagógica sobre a norma, viabilizando o alcance do impacto social pretendido a partir do produto.

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