DIAGNÓSTICO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CCENS/UFES:UM ESTUDO DE CASO

Nome: LIDIANNE BICALHO ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 14/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FABRICIA BENDA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABRICIA BENDA DE OLIVEIRA Orientador
TAÍS CRISTINA BASTOS SOARES Examinador Externo
ULYSSES RODRIGUES VIANNA Examinador Interno

Resumo: A realização do estágio supervisionado é um momento muito importante para os acadêmicos dos cursos de graduação, pois é a partir dele que acontece o primeiro contado com a atuação profissional, possibilitando a cooperação entre os conhecimentos teóricos e práticos. Aliado a isto, a Lei nº 11.788/2008 passou a regulamentar as atividades práticas e determinou que: “o estágio é um ato educativo supervisionado”. E assim a Universidade Federal do Espírito (Ufes) passou a habilitar os estudantes, integrando os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as atividades desenvolvidas durante os estágios. O problema encontrado consiste na centralização da operacionalização e homologação das atividades administrativas relacionadas aos estágios supervisionados obrigatório e não obrigatório na Divisão de Estágio e na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes, em Vitória. Deste
modo, os centros localizados no Campus da Reitoria, acabam não sentindo o impacto, mas os que estão situados no município de Alegre, como é o caso do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) da Ufes, já percebem alguns problemas oriundos dessa centralização. Sendo assim, o campo de análise foi o CCENS e o objetivo principal deste trabalho é diagnosticar como ocorrem os procedimentos relacionados ao estágio supervisionado no CCENS e propor a criação da Coordenação Geral de Estágio para o Centro. Neste contexto, houve um trabalho teórico inicial, abordando as organizações, a
estrutura organizacional da administração pública e sua necessidade de aprimoramento, por meio da descentralização. Em seguida, foi relevante compreender o surgimento e modo como funcionam as Instituições de Ensino Superior (IES), consequentemente focar na esfera pública e adentrar na realidade da Ufes e do CCENS. Após, foi feita uma pesquisa com relação ao estágio supervisionado e seus contornos práticos, através de um estudo de caso aplicado na Secretaria Única de Graduação (Sugrad) e uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), dos Regulamentos e Normas de Estágio dos cursos, das Resoluções de Estágio, do relatório do Sistema de Informações para o Ensino (SIE), do Sistema de Controle de Estágio e dos check lists. Posteriormente foram confeccionados mapas utilizando Sistema
de Informações Geográficas (SIG), buscando demostrar a realidade dos campos de estágio do CCENS. Como resultado, confirmou-se que as atividades administrativas precisam ser descentralizadas e desburocratizadas, e com isso, passar a ser desenvolvidas no CCENS. As ações acadêmicas também necessitam ser melhor estruturadas, além do mais é importante ampliar o campo de estágio. A partir deste resultado foi elaborado como produto técnico o Relatório Técnico Conclusivo: Análise das Atividades Relacionadas ao Estágio
Supervisionado e Anteprojeto: Proposta de Criação da Coordenação Geral de Estágio do CCENS/Ufes.

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