COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UNIVERSIDADES FEDERAIS MULTICAMPI: ESTUDO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SETOR DE COMUNICAÇÃO NA UFES EM ALEGRE

Nome: CARLA FERNANDA BRANDÃO BARBOSA LOBATO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/09/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FABRICIA BENDA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARIADNE MARRA DE SOUZA Examinador Interno
FABRICIA BENDA DE OLIVEIRA Orientador
JOSÉ TARCÍSIO DA SILVA OLIVEIRA FILHO Examinador Externo
SIMONE APARECIDA FERNANDES ANASTÁCIO Coorientador

Resumo: Introdução Nos últimos anos, houve um aumento significativo de vagas nas universidades brasileiras. Boa parte desse crescimento se deve ao movimento expansionista promovido pelo programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Nesse processo de reestruturação muitas universidades federais passaram a operar em mais de um município, numa estrutura multicampi. Contudo, verificou-se que esse novo modelo de universidade trouxe consigo alguns desafios. Nesse contexto, o problema estudado consiste em um deles configurado na gestão da comunicação no campus de Alegre, que é fundamental na formação da identidade das organizações e de seu planejamento estratégico. Dessa forma o objetivo geral da pesquisa foi realizar um levantamento da realidade comunicacional nesse campus e, também, em de universidades federais brasileiras que possuem unidades acadêmico-administrativas fora da sede, a fim de conhecer como se dá a comunicação entre essas unidades de modo a atender as especificidades internas e regionais, mantendo uma identidade institucional e subsidiar a elaboração de um produto técnico/tecnológico. Em termos dos métodos e procedimentos, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, contatou-se, por e-mail, as chefias das assessorias de comunicação dessas universidades com o envio de um questionário on-line a fim de avaliar como a realidade da comunicação organizacional e como se deu a criação do setor de comunicação nas unidades fora da Sede dessas universidades. Onde eles ainda não existem, questionou-se sobre quais são os fatores que impedem a criação desse setor, a realidade organizacional existente e sua possível influência no planejamento estratégico e identidade de tais instituições. Como se trata também de um estudo da comunicação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi aplicado um questionário on-line com o gestor de comunicação da Ufes e outro com os colaboradores de comunicação das unidades da Ufes em Alegre e São Mateus, a fim de conhecer a realidade da universidade que motivou este estudo. Para o aporte teórico foram abordados os seguintes tópicos: tipos de comunicação, comunicação em universidades federais e gestão da comunicação. Os resultados mostram que, apesar de a comunicação hoje estar sendo realizada de forma satisfatória, no caso da Ufes, a gestora de comunicação da Ufes acredita que o cenário poderia melhorar com a implantação de uma política de comunicação e mudanças devido aos diversos públicos com quem dialoga. As unidades de Alegre e São Mateus revelaram que podem contribuir mais para o alcance de tal objetivo. Esse cenário vai ao encontro dos anseios das demais universidades que responderam esta pesquisa e acreditam que setores de comunicação nas unidades afastadas da sede têm o potencial de contribuir para uma universidade que preste um serviço de melhor qualidade tanto internamente quanto para a sociedade. O técnico/tecnológico proposto consiste na a organização de um setor de comunicação na Ufes em Alegre, por meio de um conjunto de rotinas e diretrizes elaboradas a partir dos resultados desta dissertação. Esse produto será entregue à Superintendência de Comunicação da Ufes (Supec), de forma a atender tanto aos pré-requisitos deste programa de pós-graduação como à demanda encontrada por esta pesquisa.

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