PROPOSTA DE UM CÓDIGO DE ÉTICA PARA O CORPO DISCENTE DOS CURSOS DE
GRADUAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS/UFES

Nome: SYNTHIA GUIMARÃES TRISTÃO MARCOLANO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/07/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA Orientador
GRACE KELLY FILGUEIRAS FREITAS Examinador Externo
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Examinador Interno

Resumo: As demandas e relações sociais foram afetadas pelas mudanças atuais decorrentes principalmente da globalização e da evolução tecnológica, levando a um reanálise nos conceitos e condutas éticas que regem tais convivências. Consequentemente houve a necessidade em se readequar o processo de formação do profissional da área da saúde, fazendo com que a universidade se preocupe em despertar nos discentes a relevância da ética em sua formação e no seu futuro exercício profissional. Neste contexto, o problema seria identificar os conteúdos fundamentais para elaboração deste código de ética dos alunos, bem como desvendar como sensibilizá-los sobre a importância da ética para uma formação profissional mais completa e humanizada. Assim, justifica-se a presença do código de ética discente como aliado nesta dinâmica, por ser uma ferramenta orientadora de condutas, oferecendo normas e valores morais para o desenvolvimento de um futuro profissional, cuja prática preze pelo bem-estar, respeito e zelo ao seu paciente. A presente pesquisa traz como objetivo geral elaborar uma proposta de código de ética para o corpo discente dos oito cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Apresenta como objetivos específicos a identificação dos elementos essenciais na atualidade para uma conduta ética dos profissionais da saúde e a compreensão de como a ética é abordada no desenvolvimento didático dos cursos de graduação deste centro de ensino. Tal pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do CCS (CAAE: 26463119.2.0000.5060) e adotou como métodos e procedimentos a pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados passou a ser a entrevista via e-mail, devido ao isolamento promovido pela pandemia do Coronavírus, cujo roteiro de perguntas foi enviado aos endereços eletrônicos dos sujeitos da pesquisa, docentes e discentes dos oito cursos de graduação do CCS/UFES. Os dados coletados foram tratados com a seleção dos fragmentos de textos mais representativos das respostas e respectiva análise do conteúdo, que revelou a importância tanto da ética como suporte à capacitação profissional dos graduandos, como da existência do código de ética discente como direcionador de comportamentos e condutas durante sua permanência no ambiente acadêmico. O resultado evidenciou a pertinência de tal assunto tanto à comunidade acadêmica, por ser um significativo instrumento orientador comportamental, que favorece a convivência, o processo de aprendizagem e a conscientização da responsabilidade e consequência das ações dos alunos, quanto à sociedade que recebe um profissional mais preparado, capaz de uma atuação mais humanitária e comprometida com o bem-estar da população. Por decorrência desta pesquisa foi elaborado um produto técnico/tecnológico dentro da Linha de Pesquisa 2 – “Tecnologia, inovações e operações no setor público”, dentro do Projeto Estruturante 3 – “Ações e programas finalísticos e de apoio/suporte ao governo”, configurado como Serviços Técnicos – “Elaboração de anteprojeto de normas ou de modificações de marco regulatório”, no caso, “Código de Ética para o corpo discente dos oito cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)”.

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