AVALIAÇÃO DOS FATORES PSICOSSOCIAIS NA ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) NA POLÍCIA
RODOVIÁRIA FEDERAL

Nome: EDUARDO VALENTIN COZZER
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 25/05/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ HENRIQUE LIMA FARIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ HENRIQUE LIMA FARIA Orientador
RAFAEL BUBACK TEIXEIRA Coorientador
RODRIGO LOUREIRO MEDEIROS Examinador Externo
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno

Resumo: O processo evolutivo de nossa sociedade tem nos trazido, desde os primórdios da civilização, novidades tecnológicas que são recebidas por cada indivíduo à sua própria maneira. As últimas - décadas nos trouxeram um crescimento tecnológico exponencial, em especial na área de tecnologias da informação e comunicação. Estudos relevantes mostram que fatores psicossociais exercem grande influência na aceitação de novas tecnologias pelos indivíduos. O presente trabalho tem por objetivo analisar os fatores psicossociais que afetam a aceitação e uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na Polícia Rodoviária Federal. A pesquisa foi realizada com servidores da PRF no Estado do Espírito Santo, aplicando-se uma adaptação do modelo UTAUT (Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia) de Venkatesh e outros, (2003). A metodologia empregada, de caráter quantitativo, descritivo e transversal, examinou as relações entre as variáveis do modelo e testou algumas hipóteses. Os resultados apresentados mostram que três dos construtos analisados não possuem, em suas relações com a intenção de uso do sistema em estudo, significância suficiente para contribuir com a acurácia preditiva do modelo adaptado. São eles: Ansiedade, Autoeficácia e Influência Social. Entretanto é possível comprovar que os demais construtos analisados, quais sejam, Atitude, Expectativa de Esforço, Expectativa de Desempenho, Condições Facilitadoras e Intenção de Uso, apresentam uma capacidade preditiva de grau moderado a substancial para o modelo, em relação à Intenção de Uso, com valor aproximado de 69%. Enquanto com relação ao Comportamento de Uso o modelo apresenta acurácia de 27%, o que representa um grau de fraco a moderado. Este estudo gerou, como produto técnico, um relatório conclusivo baseado nos resultados da pesquisa com sugestões para melhorar o uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na Polícia Rodoviária Federal.

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