SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA MINIMIZAÇÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO

Nome: GIGLLIARA SEGANTINI DE MENEZES ZANCANELLA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 07/07/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
WELLINGTON GONÇALVES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDO NASCIMENTO ZATTA Examinador Externo
RODRIGO RANDOW DE FREITAS Examinador Interno
WELLINGTON GONÇALVES Orientador

Resumo: A título de introdução, o ambiente de trabalho é constituído por fatores estressores, os quais podem ser relacionados e classificados principalmente quanto ao número e a natureza dos agentes de riscos, que não apenas influenciam a incidência de doenças, como também o psicológico do trabalhador. O contexto desses estressores depende da intensidade e da constância em que agem sob os trabalhadores, pois geram como consequências o surgimento do estresse ocupacional e agravamento de doenças pré-existentes. O problema do estresse ocupacional tem impacto tanto na saúde física e psíquica do indivíduo como também, prejuízos nas instituições devido à baixa produtividade, desmotivação, agressividade, absenteísmo e rotatividade de pessoal. Portanto, revela-se com justificativa o diagnóstico preventivo dos fatores estressores para que os gestores consigam buscar estratégias administrativas voltadas para saúde e bem-estar dos seus funcionários. Assim, o objetivo principal dessa dissertação é propor alternativas que minimizem o estresse ocupacional provocado por atributos de elevado impacto para os servidores em uma Instituição Federal Pública de Ensino. Em termos teóricos o desenvolvimento desta dissertação relaciona fatores e subfatores estressores estudados principalmente por Cary L. Cooper (1983). Quanto aos métodos e procedimentos utilizou-se o Instituto Federal do Espírito Santo como unidade de pesquisa, especificadamente o campus São Mateus, tendo como perspectiva os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e os docentes. Com apoio do método do Analytic Hierarchy Process identificouse quais foram os fatores estressores de maior relevância para os TAE’s e para os docentes, assim como, qual estratégia de enfrentamento que melhor se adequa a realidade de cada carreira. A abordagem mostrou como resultado que os conflitos de relacionamento interpessoal são os principais fatores causadores de estresse na instituição, sendo que as principais alternativas de enfrentamento do estresse ocupacional foram a reavaliação positiva, apoio social e estudo. Por fim, foi feito um produto técnico de natureza aplicada com estratégias para minimizar o estrese na organização estudada, no intuito de viabilizar a criação de um ambiente que faça diminuir o sofrimento dos servidores e que dessa forma, tanto o indivíduo, a instituição e a sociedade possam serem beneficiados.

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