CEUNES E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS E
DESAFIOS DA CURRICULARIZAÇÃO

Nome: CARLA VIVIANE NOVAIS CABRAL DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 17/04/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIELCE DE CASSIA RIBEIRO TOSTA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA BEATRIZ NEVES BRITO Examinador Externo
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno
MARIELCE DE CASSIA RIBEIRO TOSTA Orientador

Resumo: O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei n. 13.005/2014, vigente de 2014 a 2024,
estipula, na sua estratégia 12.7, a integralização de, no mínimo, dez por cento do
total de créditos curriculares exigidos nos cursos de graduação, por meio de
programas e projetos de Extensão em áreas de relevância social. Em face dessa
diretriz, cabe realizar o seguinte questionamento desta pesquisa: Os Projetos
Pedagógicos dos Cursos de Graduação do Ceunes estão atendendo à meta
estabelecida no PNE (2014-2024), na sua meta 12, estratégia 12.7? Para responder
a esse questionamento, realizou-se um estudo exploratório, de natureza qualitativa,
caracterizado como estudo de caso. Utilizaram-se os procedimentos da pesquisa
bibliográfica e documental sobre o termo curricularização da extensão e, quanto à
coleta de dados, realizou-se levantamento das ações extensionistas no Centro
desde sua criação em (2006) até 2019/01; análise dos Projetos Pedagógicos de
Curso quanto à inserção da extensão e aplicação de questionários aos
Coordenadores de Cursos de Graduação e Presidentes dos Núcleos Docentes
Estruturantes sobre a Estratégia 12.7 do PNE vigente. Os resultados apontaram um
número baixo de ações registradas no Sistema de Informação da Extensão (SIEX).
Os tipos de ações em destaque ficaram a cargo dos Projetos e Eventos e as áreas
de conhecimento mais exploradas são Educação e Saúde. Quanto aos Projetos
Pedagógicos de Cursos (PPCs), a Extensão é inserida como Atividades
Complementares, mesmo naqueles documentos que foram reformulados após
legislações em vigor. Os resultados indicaram também que os Coordenadores de
Curso e Presidentes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) necessitam discutir
a forma de vincular as atividades extensionistas aos respectivos componentes
curriculares. Percebeu-se que há diversas adequações a serem realizadas nos
currículos para a implementação da creditação da extensão nos cursos do CEUNES.
Para auxiliar no alcance da estratégia 12.7 do PNE (2014-2024), propõe-se, como
produto da pesquisa, um Relatório Situacional e Plano de Ação para o CEUNES.

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