GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: AVALIAÇÃO E PROPOSTA DE MELHORIAS NO
PROGRAMA DE UM ÓRGÃO DO JUDICIÁRIO ELEITORAL

Nome: ADRIANA PETERSEN SARAIVA SOARES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 02/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RUBENS DE ARAÚJO AMARO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO Examinador Externo
RUBENS DE ARAÚJO AMARO Orientador
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno

Resumo: A maior participação e exigência da sociedade por serviços mais eficientes e de maior qualidade, bem como a necessidade de as organizações construírem estratégias para atingir essa finalidade, contribuíram para a emergência da Gestão por Competências (GPC) no setor público. Considerando que esse tema é complexo e com poucos resultados no âmbito público brasileiro, este estudo teve como objetivo avaliar o programa de gestão por competências em um órgão federal do judiciário eleitoral, a partir da percepção dos servidores nele lotados. Para alcançar essa proposta, foram realizadas revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de uma escala construída com base na literatura e nas especificidades do órgão. A escala foi aplicada em diferentes atores, separados em três categorias: servidores, gestores e responsáveis pela implementação do programa na organização. Os dados foram submetidos a análises estatísticas, como análise de confiabilidade, estatísticas descritivas e multivariadas, bem como foi efetuada triangulação metodológica e de fonte de dados. Observou-se que o órgão cumpriu a maior parte das etapas sugeridas em guias elaborados por órgãos públicos de referência. Porém, houve indícios de que as que não foram executadas contribuíram para prejudicar o alcance de alguns benefícios do programa, como os relativos à gestão de desempenho e reconhecimento dos servidores, uma vez que os dados mostraram que esses efeitos não foram claramente percebidos. Os resultados sobre o processo comunicativo sobre a GPC não foram conclusivos, apontando para uma necessidade de maior disseminação das informações. Concluiu-se que houve qualidade técnica na construção das competências inseridas no instrumento de avaliação e a GPC apresentou aspectos positivos referentes à área de capacitação, avaliação de competência e alinhamento com a estratégia, com a ressalva de que houve uma tendência à concordância pelos participantes, mas com resultados incipientes e falta de uniformidade nas percepções. Como a GPC é uma tecnologia complexa e seus efeitos obtidos a longo prazo, foram propostas algumas medidas para que os objetivos inicialmente traçados pelo órgão sejam alcançados e possam repercutir, consequentemente, na prestação de melhores serviços para o eleitorado. O diagnóstico realizado e o instrumento construído foram apresentados como produtos técnicos deste trabalho. Palavras-chave: Gestão por competências. Setor público. Gestão de pessoas. Avaliação.

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