APRENDENDO a Dar Feedback: Proposta de um Programa de Ensino para Gestores em um Órgão Público

Nome: CARINA CHARPINEL VENTORINI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/11/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABIANA PINHEIRO RAMOS Examinador Externo
HELDER LIMA GUSSO Examinador Externo
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador
RUBENS DE ARAÚJO AMARO Examinador Interno

Resumo: Introdução: As instituições públicas têm procurado implementar programas de gestão de pessoas mais eficazes. No entanto, a área de treinamento de liderança ainda passa por diversos problemas, que poderiam ser evitados ou minimizados por meio de uma investigação científica, sendo alguns deles: cursos sem objetivos bem estabelecidos; tempo e recursos financeiros desperdiçados por não serem alcançados os resultados esperados; prejuízos organizacionais em razão de intervenções ineficazes para o desenvolvimento de novos comportamentos de liderança. A programação de ensino, que se insere dentro da Análise do Comportamento Aplicada à Educação, pode trazer contribuições importantes para a área. Um órgão do Poder Judiciário, inserido nesse contexto, fez levantamentos de clima organizacional e de avaliação de competências, que geraram demandas, entre as quais o objetivo da presente pesquisa, que foi contribuir com o treinamento de seus gestores por meio da elaboração de um programa de contingências para desenvolver comportamentos da classe geral “dar feedback de modo a promover o desempenho”. Abordagem: Utilizou-se a abordagem qualitativa, com as tipificações bibliográfica e aplicada. Fontes: Para a identificação das classes de comportamento constituintes da classe geral investigada, foi utilizado um capítulo da obra “Performance management: changing behavior that drives organizational effectiveness” (DANIELS; BAILEY, 2014). Com a finalidade de constituir os principais materiais de base para o planejamento das condições de ensino e para a elaboração do material instrucional, também foi selecionado o livro “Bringing out the best in people: how to apply the astonishing power of positive reinforcement” (DANIELS, 2000). A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: Protocolo de identificação, registro e derivação de possíveis componentes de classes de comportamentos, e Protocolo de registro e organização dos dados para planejamento das condições de ensino. Tratamento dos dados: A primeira etapa do estudo foi propor os comportamentos-objetivo do programa e constituiu-se dos procedimentos: traduzir fonte de informação; selecionar e registrar trechos da fonte de informação; identificar, destacar e registrar partes dos trechos selecionados; derivar e registrar possíveis componentes de comportamentos; nomear e registrar possíveis classes de comportamentos; organizá-las em um sistema comportamental; e selecionar os comportamentos-objetivo do programa. A segunda etapa consistiu em elaborar as condições de ensino do programa e foi composta pelos procedimentos: organizar as classes de comportamentos-objetivo em unidades de aprendizagem; estabelecer sequência de ensino; planejar as contingências para desenvolver os comportamentos-objetivo; elaborar material instrucional; e elaborar instrumentos para a avaliação do programa. Análise e discussão: A execução da primeira etapa da pesquisa resultou na identificação de 207 classes de comportamentos constituintes da classe geral “dar feedback de modo a promover o desempenho”. Deste total, foram selecionadas 75 classes de comportamentos-objetivo para integrarem o programa de ensino “Dar feedback para promover o desempenho”. Na segunda etapa, o programa de ensino foi estruturado nas unidades: o que é feedback; para que dar feedback; como dar feedback. A última unidade foi
subdividida em módulos: introdução; feedback sobre desempenhos específicos; feedback imediato; feedback sobre desempenho que a pessoa possa controlar; feedback apresentado pelo gestor; feedback focado na melhoria; feedback facilmente compreensível; combinação de feedback com reconhecimento; conclusão. Optou-se pelo planejamento do curso na modalidade a distância por possibilitar acesso a uma quantidade maior de servidores e que o aprendiz progrida no curso conforme o seu próprio ritmo. Para a avaliação do programa, foram elaborados dois questionários, um para caracterizar o repertório de entrada e de saída dos participantes e outro para avaliar a satisfação dos participantes em relação ao programa de ensino. A execução da segunda etapa da pesquisa possibilitou que fosse elaborado, como produto técnico, um programa de contingências para desenvolver comportamentos da classe geral “dar feedback de modo a promover o desempenho”.

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