PERCEPÇÃO DAS LIMITAÇÕES ESTRUTURAIS AO TRABALHO DO PROFESSOR IDOSO: UM ESTUDO COM NOVOS PROFESSORES DA UFES

Nome: MÔNICA CRISTINA WANDERLEY
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA Orientador
LAYLI OLIVEIRA ROSADO Examinador Externo
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno

Resumo: Trata a presente investigação das condições de trabalho dos professores de
magistério superior da UFES após alcançar a idade de 60 anos e o respeito aos seus direitos no ambiente laboral, notadamente quanto à acessibilidade. Observa-se que historicamente as instituições não foram planejadas para receber pessoas com limitações físicas, sendo a maior parte das intervenções bastante recente e majoritariamente direcionadas aos cadeirantes. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção dos novos professores idosos sobre as instalações físicas da universidade e sua influência nas atividades dos professores de magistério superior idosos. Para tanto, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: Qual a idade dos professores da UFES? A UFES possui instalações físicas adequadas a professores idosos? Quais as estruturas físicas obstam o regular exercício pelos professores da UFES na idade idosa? Para responder a estas perguntas, foi realizada uma pesquisa
documental coletando dados etários dos docentes da UFES, foi efetuada uma
pesquisa de campo in loco consistindo na observação e registro fotográfico de
diversos ambientes da universidade analisando quanto à presença de elementos de acessibilidade, e foi realizada ainda uma pesquisa de campo sob a forma de entrevistas estruturadas a professores idosos admitidos nos últimos dez anos acerca de sua percepção da acessibilidade dos idosos nos campi da UFES em Vitória (Goiabeiras e Maruípe). Ao final da investigação, foi possível verificar que a estrutura física da universidade não é uniforme quanto à acessibilidade, sendo possível encontrar diversas estruturas limitadoras do trabalho dos professores idosos. Após a conclusão da pesquisa, procedeu-se a elaboração do produto técnico indicativo de medidas que, adotadas pela administração da universidade, seriam capazes de promover um ambiente de trabalho adequado aos professores idosos da UFES

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