Planejamento estratégico como ferramenta para implantação da orientação estratégica para a marca na Edufes

Nome: WILLI PISKE JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/07/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE DOS SANTOS CERQUEIRA Co-orientador
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE DOS SANTOS CERQUEIRA Examinador Interno
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Orientador
PABLO SILVA LIRA Examinador Externo
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Examinador Interno

Resumo: Nas últimas décadas, pressões financeiras e a crescente demanda por resultados e alto desempenho tem forçando as organizações públicas a repensarem a maneira na qual se estruturam e operam, de modo que muitas delas têm incorporado processos já consagrados na iniciativa privada, como gestão estratégica e gestão de marcas, às suas próprias práticas. Assim, tendo em vista dar condições à editora da Universidade Federal do Espírito Santo (Edufes) de melhorar sua responsividade às demandas de seus públicos, a percepção de qualidade dos produtos e serviços oferecidos e aprimorar sua performance, esta pesquisa teve como objetivo o planejamento da implantação da orientação estratégica para a marca nesse setor. Para tanto, foi conduzido um processo de planejamento estratégico fundamentado no paradigma da pesquisa-ação crítica participativa, tratando-se de um estudo aplicado e descritivo de abordagem qualitativa. Ao longo do percurso metodológico, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas em grupo para coleta de dados, enquanto a análise de conteúdo qualitativa além de instrumentos auxiliares provenientes da literatura em planejamento estratégico foram empregados para o tratamento e a análise dessas informações. Como resultado desse esforço, foi concebido um plano estratégico de forma socializada e realista, que localiza a editora nos ambientes em que está presente e em relação a seus públicos e lista as tarefas a serem executadas para que o setor exerça as funções que justificam sua existência de maneira eficaz e eficiente tendo como ponto de referência a gestão de sua marca, aderente à linha de pesquisa Gestão de Operações no Setor Público.

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