Analisando o Conflito na Implantação da Empresa Brasileira de Serviços
Hospitalares (um Estudo de Caso no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes)

Nome: MARCELO ROSA PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/03/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA Orientador
ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA LIMA Examinador Externo
SÉRGIO ROBERT DE SANT´ANNA Examinador Externo

Resumo: O Estado Brasileiro busca ajustar o modelo de gestão que o ajude a vencer o da
administração burocrática, desde a década de 1990, mesmo que tardiamente em
relação aos países desenvolvidos, o governo federal busca avançar na consolidação
do modelo gerencial. O caminho de mudança na gestão do Estado não é simples
pois envolve a discussão do modelo de prestação de serviços à população, o
tamanho da chamada máquina pública e os regimes de contratação dos agentes do
estado. A partir destas definições cabe ao gestor, o chefe do executivo, formular,
aprovar no legislativo, promulgar e colocar em prática as mudanças para que se
consolide o projeto de gestão pretendido. Porém, a pretensa evolução na
administração pública, nem sempre encontra eco na sociedade pois envolve a
alteração na forma como o estado atende as necessidades da população. Outro
foco de resistência a estas transformações é encontrado nos servidores, que
motivados pelos preconceitos, ancorados na cultura organizacional, precisam ser
convencidos para atuarem positivamente na transição no modelo de gestão,
minimizando os possíveis conflitos que certamente acontecerão. Para isso faz-se
necessário que o processo de mudança seja planejado. Está pesquisa demonstrou,
a partir do estudo de caso no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da
UFES, como a falta de um plano de gestão da mudança, calcado na análise de risco
e no conhecimento da cultura, afeta o clima organizacional e os resultados
pretendidos potencializando os conflitos existentes em qualquer organização, em
especial no serviço público.
Palavras-chave: Gestão Pública. Gestão da Mudança. Gestão de Pessoas. Conflitos
organizacionais. Cultura Organizacional.

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