MANUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO
CONHECIMENTO DE CADASTRO E BENEFÍCIOS NA GESTÃO DE PESSOAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Nome: WALACE CASSARO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 20/12/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HÉLIO ZANQUETTO FILHO Examinador Externo
LOURENÇO COSTA Examinador Interno
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Resumo: Um dos principais problemas no setor público é a preservação do conhecimento técnico-administrativo e organizacional. Ao mesmo tempo em que o conhecimento pode ser visto como o maior ativo em uma organização, a gestão do conhecimento e a manualização apresentam-se como uma boa estratégia. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi elaborar manuais de procedimentos administrativos que possam auxiliar os servidores que lidam com as operações de cadastros e benefícios no âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. Utilizou-se uma metodologia quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, representado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DRGP) do Ifes. O público-alvo participante foram servidores em exercício nas Coordenadorias Gerais de Gestão de Pessoas (CGGP) dos campi do Ifes. Constatou-se que Instituto Federal do Espírito Santo tem um perfil favorável para realizar a gestão do conhecimento, assim como implementar manuais de procedimentos relacionados a cadastros e benefícios. A maioria dos servidores não atua de forma exclusiva na área de cadastros e benefícios e considera o próprio conhecimento de mediano a baixo nessa área. Também demonstra facilidade para utilizar manuais e tem formação de, no mínimo, ensino superior, o que pode representar mais facilidade de entendimento e maior efetividade dos manuais. Além disso, materiais instrucionais do tipo passo a passo com textos e imagens (telas de sistemas) foram os o preferidos entre os respondentes para executar os procedimentos. Como produto técnico da pesquisa foram elaborados cinco manuais de procedimentos referentes às dúvidas mais significativas dos servidores participantes do estudo e mais relevantes para terem as instruções definidas e/ou padronizadas.

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