AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO IFES CAMPUS VILA VELHA: UM
INSTRUMENTO (IN)EFICAZ?

Nome: LUANDA ALVES BRITTO DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 05/12/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SHENIA D´ARC VENTURIM CORNÉLIO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
SHENIA D´ARC VENTURIM CORNÉLIO Orientador

Resumo: A administração pública tem sido alvo de constante crítica no que concerne à sua eficiência, eficácia e qualidade nos serviços prestados. Para acompanhar esse cenário de mudanças, torna-se necessário criar mecanismos em sua gestão para atuar como formador de servidores dotados de habilidades e competência. Inseridos nesse contexto estão os Institutos Federais de Ensino, que para atendimento da Lei n. 11.091, de 12 de janeiro de 2005, foram obrigadas a implementar a avaliação de desempenho como parte do processo de desenvolvimento dos técnicoadministrativos em educação (TAE's) na carreira. Dessa forma, buscou-se analisar de que forma os gestores e servidores técnico-administrativos consideram o processo de avaliação de desempenho no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – IFES campus Vila Velha, para compreender o funcionamento deste programa e como ele tem sido aplicado. Trata de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram levantados por meio de entrevista semiestruturadas realizadas com gestores e técnico-administrativos do campus e pesquisa documental. Em face dos resultados alcançados através da sistematização de dados foi possível responder à pergunta de pesquisa e considerar que a avaliação de desempenho atual pouco contribui para o desenvolvimento da
instituição e dos servidores técnico-administrativo em qualidade, qualificação
profissional e ambiente de trabalho, situando a avaliação basicamente como
requisito para Progressão por Mérito com seus efeitos financeiros. Com vistas a
contribuir para o processo de desenvolvimento da avaliação de desempenho dos servidores TAE, propõe-se ao final da pesquisa um conjunto de ações que visam tornar esse procedimento um instrumento que traga melhorias efetivas do desempenho humano e por conseguinte, do serviço público.

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