AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: PROPOSTA
DE INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA ANÁLISE DO PERFIL DO EGRESSO E AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL

Nome: LORENA NEVES NOBRE
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/05/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO RANDOW DE FREITAS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANA ZANDONADE Examinador Externo
RODRIGO RANDOW DE FREITAS Orientador
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Examinador Interno

Resumo: A pesquisa com egressos tem se mostrado de grande importância para as instituições
de ensino superior (IES) obterem informações relevantes que possibilitam o
conhecimento do perfil e o estabelecimento de um vínculo com seus egressos. O
conhecimento do perfil dos egressos da pós-graduação pode permitir o
desenvolvimento de melhorias na qualidade do curso, a partir de informações do
destino profissional, satisfação com o curso e da avaliação da trajetória do aluno
durante o mestrado. O objetivo deste estudo é realizar, através de pesquisa
documental e questionário on-line, o levantamento do perfil dos alunos egressos dos
mestrados acadêmicos do Campus São Mateus da Universidade Federal do Espírito
Santo (Ufes), onde localiza-se o Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Três
dimensões foram analisadas através do questionário: a trajetória do egresso durante
o curso, sua atuação profissional após a titulação no mestrado e a sua avaliação do
curso. A pesquisa é do tipo descritiva e exploratória, de natureza quantitativa e
qualitativa na modalidade de levantamento. Para a pesquisa exploratória, foram
utilizadas técnicas de coleta de dados que incluíram revisão bibliométrica, pesquisa
bibliográfica e documental. Para a pesquisa descritiva, utilizou-se questionário on-line,
enviado aos egressos através do aplicativo google docs. Os resultados foram
analisados com técnicas de análise qualitativa e estatística descritiva. Verificou-se
que cerca de 20% dos egressos (que responderam ao questionário) com emprego
durante o mestrado passaram a atuar também como professores após a titulação. A
maioria dos mestres está atuando na administração pública ou universidade pública
no Estado do Espírito Santo. Ao comparar a renda durante e após o Mestrado,
observou-se crescimento em todas as faixas. Durante o curso, 41% dos egressos
participantes da pesquisa não tinham renda e, após a titulação, apenas 19%
informaram não ter vínculo empregatício. Ao final da pesquisa, foram propostos
instrumentos de acompanhamento permanente de egressos para os programas de
pós-graduação do referido Centro, através do questionário utilizado na pesquisa online
deste estudo para os novos egressos e outro questionário para acompanhamento
periódico da atuação profissional dos egressos.
Palavras-Chave: Egressos. Pós-graduação. Ex-alunos. Trajetórias acadêmicas.
Avaliação institucional

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