O USO DE TRAÇOS COMPORTAMENTAIS NA EXPLICAÇÃO DA PERSISTÊNCIA DISCENTE EM CURSOS DE LICENCIATURA OFERTADOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PELA UFES

Nome: ARIANA DA RÓS SOPRANI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Orientador
TACIANA DE LEMOS DIAS Examinador Interno
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Examinador Interno

Resumo: A presente pesquisa compõe o Projeto de Pesquisa “Modelo hierárquico dos antecedentes do comportamento de persistência discente em cursos superiores na modalidade a distância”, juntamente com a dissertação “Traços de personalidade e persistência discente em cursos de graduação na modalidade a distância”, defendida no PPGGP/UFES. Pertence à área de concentração em Gestão de Operações no Setor Público, por buscar compreender o fenômeno da persistência discente em cursos EAD da UFES e propor medidas que possibilitem reduzir a evasão nesses cursos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com o propósito de investigar os traços de personalidade que explicam a persistência discente nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Química, ofertados na modalidade a distância – EAD pela UFES, fazendo uso do Modelo Metateórico de Motivação e Personalidade – 3M, de Mowen (2000). Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre esse modelo e as teorias de evasão e persistência discentes, sendo a coleta de dados realizada por levantamento de campo do tipo survey, com questionário estruturado, alcançando 169 respostas válidas. Os dados foram analisados por regressões lineares múltiplas no software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, confirmando 14 das 32 hipóteses delimitadas. Os resultados confirmam a possibilidade de uso do modelo 3M para a compreensão da “Persistência Discente”, comprovando que os traços de personalidade exercem influência de forma hierárquica, do traço mais abstrato ao mais superficial, a saber: Conscienciosidade, Introversão e Necessidade de Excitação (elementares), Orientação para Tarefas e Autoeficácia (compostos) e Satisfação (situacional) sobre o comportamento da Persistência Discente (superficial). Por fim, é apresentada, no apêndice D, proposta de manual para orientação na interpretação das hipóteses confirmadas para a persistência discente em cursos ofertados na modalidade EAD pela UFES, no qual são analisadas, individualmente, as 14 hipóteses confirmadas após aplicação do questionário estruturado aos cursos EAD objetos da pesquisa.

Palavras-chave: persistência discente, ensino superior, educação a distância, modelo 3M, modelo hierárquico, traços de personalidade, gestão pública.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910