Método baseado em Análise Envoltória de Dados para avaliar a eficiência dos gastos públicos em educação: um estudo de municípios do estado do Espírito Santo
Nome: DIEGO FERREIRA ALVES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/12/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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RODRIGO DE ALVARENGA ROSA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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JOSÉ BARROZO DE SOUZA | Examinador Interno |
LUCIANO LESSA LORENZONI | Examinador Externo |
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA | Orientador |
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR | Examinador Interno |
Resumo: O presente estudo propõe um modelo de análise de eficiência na gestão pública, no qual é focado na eficiência dos municípios Espírito-santenses em aplicar recursos públicos na educação durante o ano de 2015, com ênfase na avaliação da eficiência nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal proposito, foi proposto um modelo DEA onde foram definidas DMU e DMV para o problema. Com base nesse modelo DEA foram mensurados escores de eficiência educacional por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Procurou-se considerar os indicadores financeiros e de desempenho do ensino e dos Municípios. Foram analisados 53 Municípios do Espirito Santo. Os resultados apontaram, que no período avaliado houveram níveis elevados de ineficiência educacional. Os resultados indicam que parte significativa dos municípios do Estado precisam rever suas políticas públicas direcionadas a educação, em especial a alocação de recursos.