A Percepção dos Estudantes Sobre a Formação na Universidade: Uma Análise Por Meio do Questionário do Estudante do ENADE.

Nome: TATIANE MERLO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 02/03/2018

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Examinador Externo
MARCIA HELENA SIERVI MANSO Orientador
OSMAR VICENTE CHEVEZ POZO Examinador Interno

Resumo: A presente dissertação constitui-se em um estudo a respeito do Questionário do Estudante, um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Esse Questionário capta, entre outras informações, a opinião dos discentes sobre questões relacionadas ao Curso e à Instituição onde estudam. Dessa forma, parece relevante propor alguns questionamentos, tais como: qual a
perspectiva dos discentes com relação à formação que estão recebendo na Universidade? Como os dirigentes estão reagindo à opinião dos estudantes? Para responder essas questões, esta pesquisa se propõe, inicialmente, a analisar os dados secundários coletados pelo INEP. Para isso, optou-se pelas respostas dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) que participaram do ENADE, no ano de 2014, e responderam ao questionário do estudante. Além dos dados secundários, são analisados também os dados primários, coletados pela pesquisadora por meio de
entrevista aos coordenadores dos respectivos cursos para saber a atuação deles diante das informações divulgadas pelo Questionário do Estudante do ENADE. Dessa forma, a pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem quanti-qualitativa e, para coleta dos dados, são utilizados o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que há inúmeras questões em que os estudantes sentem-se insatisfeitos. Verificou-se também que a instituição analisada não padroniza a utilização dos dados, visto que cada coordenação utiliza-os (ou não), conforme interesse próprio. Desse modo, pretende-se propor
à instituição estudada, primeiramente, um seminário de divulgação da importância da utilização dos dados do Questionário, e, em seguida, a criação de uma comissão para realizar uma pesquisa junto aos discentes e, assim, averiguar os motivos para a insatisfação em algumas questões. De certo, a instituição conseguirá captar informações que possam subsidiar ações para melhorar a qualidade dos cursos e, consequentemente, a satisfação dos estudantes. Ressalta-se que a presente pesquisa possui aderência às linhas de pesquisa da orientadora, quais sejam: Educação Superior e Políticas de Educação Básica.

Palavras-Chave: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Questionário do Estudante do ENADE. Formação Acadêmica. Satisfação do discente.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910