A Linguagem Visual do Livro Didático de Educação a Distância.

Nome: LEONARDO PAIVA DE ALMEIDA PACHECO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 22/02/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL Orientador
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS Examinador Externo

Resumo: A proposta da pesquisa é analisar a linguagem visual aplicada ao livro didático utilizado na educação à distância com a finalidade de nortear Instituições Públicas de Ensino quanto a elaboração e escolha do livro didático que seja visualmente mais adequado. Serão considerados os livros do primeiro período do curso de licenciatura em Artes Visuais na modalidade de ensino à distância da UFES. O recorte foi adotado por se tratar do primeiro contato do aluno com a linguagem visual empregada n
este material. A pesquisa terá como quadro teórico autores do design gráfico que se baseiam na Teoria da Gestalt. O planejamento visual é parte importante no processo de aprendizagem porque contribui para a compreensão do conteúdo do curso. A boa qualidade visual dos livros didáticos voltados para educação a distância interfere de maneira mais incisiva do que nos cursos presenciais, uma vez que o aluno não
conta com a presença física do professor para esclarecer eventuais dúvidas. No trabalho serão analisadas as composições visuais do material se lecionado no intuito de identificar as características
que favorecem e as que comprometem a comunicação visual do livro didático.

Palavras-chave: Linguagem Visual, Livro Didático, Educação a Distância, Teoria da Gestalt.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910