A Linguagem Visual do Livro Didático de Educação a Distância.
Nome: LEONARDO PAIVA DE ALMEIDA PACHECO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 22/02/2018
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
FLAVIA MENEGUELLI RIBEIRO SETUBAL | Orientador |
MARILENE OLIVIER FERREIRA DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS | Examinador Externo |
Resumo: A proposta da pesquisa é analisar a linguagem visual aplicada ao livro didático utilizado na educação à distância com a finalidade de nortear Instituições Públicas de Ensino quanto a elaboração e escolha do livro didático que seja visualmente mais adequado. Serão considerados os livros do primeiro período do curso de licenciatura em Artes Visuais na modalidade de ensino à distância da UFES. O recorte foi adotado por se tratar do primeiro contato do aluno com a linguagem visual empregada n
este material. A pesquisa terá como quadro teórico autores do design gráfico que se baseiam na Teoria da Gestalt. O planejamento visual é parte importante no processo de aprendizagem porque contribui para a compreensão do conteúdo do curso. A boa qualidade visual dos livros didáticos voltados para educação a distância interfere de maneira mais incisiva do que nos cursos presenciais, uma vez que o aluno não
conta com a presença física do professor para esclarecer eventuais dúvidas. No trabalho serão analisadas as composições visuais do material se lecionado no intuito de identificar as características
que favorecem e as que comprometem a comunicação visual do livro didático.
Palavras-chave: Linguagem Visual, Livro Didático, Educação a Distância, Teoria da Gestalt.