UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO GERENCIAL PARA A INSERÇÃO DOS EGRESSOS DE CURSOS TÉCNICOS DO IFES CAMPUS GUARAPARI NO MERCADO DE TRABALHO LOCAL

Nome: JOSÉ ROBERTO ABREU DE CARVALHO JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/07/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO CARLOS DE FRANCISCO Examinador Externo
MARIA AUXILIADORA DE CARVALHO CORASSA Examinador Interno
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Orientador

Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram criados para oferecerem à sociedade brasileira um ensino de qualidade alinhado à prática da pesquisa e extensão. O seu campo de atuação é a educação profissional. Uma das finalidades dessas instituições é a de preparar o cidadão com uma formação humana e profissional com vistas à atuação no mercado de trabalho considerando os arranjos produtivos locais. Com esse propósito, espera-se alavancar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e regiões onde estão situados os IFs. Nesse cenário, entre uma das 644 unidades existentes atualmente e que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, tem-se o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Guarapari, localizado no município de mesmo nome, no estado capixaba. Este trabalho teve por objetivo geral diagnosticar se os egressos de cursos técnicos de nível médio dessa instituição estão se inserindo no mercado de trabalho local como profissionais técnicos. Egressos representam importante fonte de informação para a avaliação da eficácia de políticas públicas, especialmente as educacionais. Caracteriza-se como um estudo do tipo descritivo. Os sujeitos da pesquisa são representados por uma população de 650 egressos dos cursos técnicos em Administração e em Eletrotécnica, formados entre os anos de 2011 e 2017 e por uma amostra de 4 gestores desse Campus do Ifes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista. Considera-se uma abordagem de análise quantitativa e qualitativa dos dados. Os resultados apontaram que 56,6% dos egressos estavam trabalhando, mas apenas 10% desses atuavam como técnicos na sua área de formação; 96,8% avaliaram como boa ou excelente a qualidade do curso realizado na instituição; e que o Campus Guarapari do Ifes não realiza monitoramento de seus egressos. Como produto técnico resultante desse estudo, alinhado à Linha de Pesquisa Gestão de Operações no Setor Público e com vistas a contribuir para a solução do problema detectado, é apresentada à referida organização uma proposta de intervenção utilizando a ferramenta administrativa 5W2H.

Palavras-chave: Egressos. Instituto Federal. Inserção no Mercado de Trabalho Local. Gestão Pública.

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