Método para Gestão Portuária Baseado na Filosofia Lean.

Nome: BIANCA MILLI LUCCHI BOURGUIGNON
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/10/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CÍNTIA TAVARES DO CARMO Examinador Externo
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador
THALMO DE PAIVA COELHO JUNIOR Examinador Interno

Resumo: A filosofia lean contempla uma variedade de princípios, metodologias e ferramentas de gestão que objetivam eliminar desperdícios por meio da melhoria contínua dos processos e, entregar apenas valor aos clientes. A implantação desta em organizações de serviço ainda se encontra em estágio inicial, principalmente quanto aos portos. Logo, o objetivo geral desta dissertação foi desenvolver um método para a implantação da filosofia lean na gestão portuária, intitulado Lean Port Implementation (LPI). Para isso traçou-se objetivos específicos como: a) explicar a filosofia lean e suas ferramentas; b) apresentar o ramo dos serviços e modelos de aplicação da filosofia lean em indústrias de serviço; c) realizar revisão bibliográfica sobre serviços lean; d) compreender as operações portuárias, o conceito de porto lean e identificar os modelos existentes na implantação da filosofia lean na gestão portuária. Em virtude da ausência de recursos financeiros, humanos e tempo para implantar o método, delimitou-se também como objetivo específico a proposição de um Plano de Implantação do LPI no terminal público do Porto de Vitória- ES. Sendo assim, foram estabelecidas três etapas principais nesta pesquisa sendo a primeira a definição do universo pesquisado (Porto de Vitória- ES), a segunda a proposição do método e a terceira o desenvolvimento de um Plano de Implantação do método LPI. Os resultados previstos foram alcançados e o método LPI apresenta diferenciais significativos. Está estruturado em fases de implantação bem definidas e detalhadas contendo o respectivo foco de atuação, a ação principal e passos a serem realizados, sugestões de ferramentas lean e desafios que podem surgir durante a implantação de cada etapa. Ademais, sugere métricas para medir os processos, e indicadores para monitorar a satisfação dos clientes portuários e as operações gerais do porto, aspectos não contemplados nos modelos identificados na literatura. Desta forma, conclui-se que por ser considerado mais detalhado e completo, facilita o entendimento da autoridade portuária sobre como implantar a filosofia lean minimizando erros e falhas. O método trouxe contribuições para o campo científico, organizações públicas e privadas, clientes portuários e sociedade.

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