Identidade de Gênero e Reconhecimento: o registro do nome social no meio acadêmico (um estudo de caso na UFES).

Nome: CARLOS ALBERTO BUTKOVSKY JÚNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/06/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA FIOROTTI CAMPOS Examinador Externo
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA Orientador
ROSSANA FERREIRA DA SILVA MATTOS Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa interdisciplinar teve como objetivo conhecer os meandros da
atribuição do nome social aos alunos transgêneros da Universidade Federal do
Espírito Santo no campus de Goiabeiras. Desta forma, buscou-se entender como tem se dado a dinâmica administrativa de atribuição do nome social a partir da Resolução nº 23/2014 do Conselho Universitário, que garante o exercício do uso do nome social nos espaços desta Instituição de Ensino Superior – IES. Buscou-se ainda, conhecer dos alunos dos cursos de graduação que se utilizam deste instituto jurídico, para entender como estes têm percebido o respeito a sua identidade de gênero nos espaços da UFES. Ancorados em suas narrativas, foi possível trazer à tona situações do cotidiano acadêmico relativas ao uso do nome social, até então não descortinadas nesta Instituição em nível de pesquisa acadêmica de mestrado.
Vale destacar que apesar do desejo de alargar a amostra de entrevistados,
pesquisando alunos de pós-graduação na UFES, isto não foi possível já que não
havia aluno com nome social averbado no banco de dados da Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-Graduação. A pesquisa se caracterizou pela sua natureza
qualitativa, pois se preocupou com uma realidade que não pode ser quantificada já que responde a questões específicas. É uma pesquisa de cunho exploratório, já que a temática requereu contato com evento novo, daí justificamos a escolha de tal vertente uma vez que esta modalidade abriga pesquisas que fazem uma primeira aproximação de estudos inéditos, objetivando criar maior familiaridade com eles.
Utilizou-se como ferramenta para a obtenção dos dados a aplicação de entrevistas semiestruturadas e, após a análise dos resultados, foram apresentadas sugestõescom o intuito de mitigar os resultados negativos encontrados. Conclui-se com esta pesquisa que para o exercício e respeito aos alunos transgêneros, é necessário criar um conjunto de ações que devem alcançar mudanças para garantir o adequado atendimento em demandas desta natureza, assim como é interessante reforçar as políticas de inclusão dos transgêneros promovendo um ambiente de acolhimento ao alunado.
Palavras-Chave: Nome social. Identidade de Gênero. Reconhecimento.

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